“Hackathon ‘Codando Futuros’: projetos inovadores de triagem e gestão de sinistros conquistam pódio da competição

A Escola da Nuvem, em parceria com o Senai Santo Amaro – Suíço-Brasileira e AWS, realizou o Hackathon “Codando Futuros – Talento Tech 2.0” no dia 13 de outubro, reunindo alunos da Organização em uma maratona de inovação, criatividade e desenvolvimento de habilidades em tecnologia. O evento integrou as celebrações pelos 5 anos da Escola da Nuvem, reforçando a missão da instituição de promover a inovação e gerar impacto social por meio da formação de novos talentos em tecnologia.

Durante o Hackathon, as equipes participantes desenvolveram soluções reais para desafios propostos por empresas parceiras, criando protótipos e apresentando pitches para uma banca avaliadora. O evento também proporcionou networking, aprendizado colaborativo e troca de experiências com mentores e especialistas do setor, conectando estudantes a oportunidades reais no mercado de tecnologia.

Terceiro lugar – Grupo 1: AImeuDente

O Grupo 1, composto pelos alunos Abner Jorge Martiniano Barbosa Jr., Ana Karina De Carvalho, Henrique Leal Pereira dos Santos, Luiz Otavio Campedelli e Pedro Paulo Da Silva, apresentou uma plataforma para a pré-análise de sinistros usando IA, que recebe o sinistro através de um chatbot, analisa informações para um possível prognóstico, encontra dentistas próximos que aceitam o plano do usuário e, por último e envia as informações formatadas, reduzindo o esforço operacional do cliente, do dentista e das seguradoras. 

Segundo lugar – Grupo 7 (GenAI Predict & Resolve)

O Grupo 7, composto pelos alunos Gabriel Alves Sousa, Maria Kathleen Costa Fernandes e Victor Fregni Gogorza, criou uma solução de gestão preditiva de sinistros para seguradoras de automóveis, com assistente de IA que analisa casos simples e responde em segundos ou minutos, reduzindo o tempo médio de resolução de dias para horas. O segurado interage com um assistente de GenAI que coleta dados, transcreve áudios e extrai informações dos documentos em tempo real. Por fim, o assistente calcular um Índice de Decisão Autônoma (IDA), podendo ser resolvido sem intervenção humana em casos mais simples. 

Primeiro lugar – Grupo 9: CLOUD NINE 

O Grupo 9, composto pelos alunos Murilo Scanholato, Natan dos Santos Ferreira Cortes e Walter Lopes Cassule, desenvolveu uma solução para automatizar o processo de triagem de sinistros para seguradoras, eliminando gargalos manuais, reduzindo custos operacionais e melhorando a experiência do cliente. A solução de triagem utiliza arquitetura serverless e IA generativa, automatizando todo o ciclo de vida do sinistro com decisões instantâneas baseadas em dados.

As três equipes vencedoras receberam medalhas de Bronze, Prata e Ouro, e a equipe campeã conquistou uma visita exclusiva à sede da AWS, com a oportunidade de conhecer profissionais da área e vivenciar de perto o ambiente de inovação que inspira a parceria entre a Escola da Nuvem e a AWS, além da participação no jantar de comemoração aos 5 anos da instituição, realizado no dia 14 de outubro. 

A Escola da Nuvem, Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua como um ecossistema regenerativo, tem como propósito acelerar a evolução profissional de pessoas em início de carreira por meio da educação tecnológica. Mais do que oferecer capacitação técnica, a instituição conecta alunos a oportunidades reais de emprego em empresas parceiras e acompanha individualmente cada participante por até um ano após a contratação, apoiando seu desenvolvimento e adaptação à carreira.

O Hackathon “Codando Futuros” fez parte das ações comemorativas pelos 5 anos da Escola da Nuvem, celebrando a inovação e o impacto social gerado pela formação de novos talentos em tecnologia.

× Como posso te ajudar?