Como é ser um voluntário na Escola da Nuvem?

Programa procura por novos voluntários para transmitir conhecimento e networking para formar profissionais para o mercado de tecnologia

O programa de voluntários para a área de tecnologia da Escola da Nuvem tem como objetivo transformar o mundo e a sociedade, por meio da capacitação e do trabalho justo com carreira promissora. O Voluntário é fundamental para o apoio à empregabilidade dos alunos, transmitindo conhecimento e networking para formar profissionais para o mercado de tecnologia e ajudá-los na inserção desse setor. Para isso, a Escola procura por pessoas engajadas para uma causa do bem, para conseguir trazer, formar e direcionar esses alunos.

Gustavo Abade, Coordenador de voluntários na Escola da Nuvem, explica que os voluntários podem atuar como Mentores Técnicos e em Soft Skills. Os mentores são profissionais certificados que já trabalham na nuvem e podem transmitir conhecimento técnico e prático aos alunos. Já para Soft Skills, é necessário pessoas com experiência corporativa para apoiar os alunos em duas frentes: simuladores de entrevistas – voluntários com experiência em processo seletivo que vão ajudar os estudantes a se prepararem para entrevistas através de simulações -; e os facilitadores de aulas – são os que possuem conhecimento e habilidades em temas para aulas de preparo psicológico ou de carreira, a fim de apoiar os alunos no processo de empregabilidade ministrando aulas sobre temas como, por exemplo, inteligência emocional, networking, currículo, entrevistas e entre outros. 

Nesse sentido, para cada tipo de voluntário há um quesito e uma persona, como citado anteriormente, mas, normalmente os mentores técnicos oferecem 4 a 6 encontros (sessões), com a duração de 60 minutos, com os alunos. Já os facilitadores, ministram aulas de conhecimento específicos de soft skills de 1h15 dentro da disponibilidade desses voluntários em apoiarem as aulas dentro dos horários pré-definidos para cada ciclo de turmas. Contudo, é importante destacar que a Escola da Nuvem fornece todo conteúdo para ministração das aulas. 

Para Gustavo, ser voluntário da Escola da Nuvem é poder participar de um projeto que realmente transforma a vida das pessoas e ter a oportunidade de se juntar aos valores de amor ao bem e pessoas ajudando pessoas. “Para ser voluntário técnico, basta ser um profissional certificado que já trabalha na nuvem e pode transmitir conhecimento técnico Para voluntários de soft skills, é necessário que possua experiência corporativa para apoiar os alunos nesses temas”, complementa.


Professora voluntária da Escola da Nuvem desde a primeira turma, Katia Batista, mentora, estrategista de carreira e especialista em desenvolvimento de Soft Skills, diz como é participar do programa: “Para mim, é uma honra participar desse projeto incrível e transformador, que impulsiona e incentiva o desenvolvimento de carreira de tantos profissionais”.

Representando também os voluntários, Célio Roberto da Silva Ramos, Senior Solutions Architect na Logicalis e voluntário do programa, diz que, sem dúvida, esse serviço é um importantíssimo instrumento multiplicador do bem. No entanto, ser voluntário da Escola de Nuvem é muito mais que isso. É também uma grande oportunidade de conhecer histórias, contribuir e construir com cada aluno o desenvolvimento profissional na carreira Cloud.
Para mais informações sobre o programa, acesse o link: https://escoladanuvem.org/voluntario/

× Como posso te ajudar?